Machismo

Formas de detectar um misógino

Misogino. Já deves ter ouvido falar deles. Mas o que você pode não perceber é que eles podem estar em qualquer lugar ao seu redor. São notoriamente difíceis de detectar. Eles não vêm com um rótulo anexado, e eles podem até se deparar como pró-mulher.

Na maioria dos casos, os misóginos nem sequer sabem que odeiam as mulheres. A misoginia é tipicamente um ódio inconsciente que os homens formam no início da vida, muitas vezes como resultado de um trauma envolvendo uma figura feminina em quem confiavam. Uma mãe abusiva ou negligente, irmã, professora ou namorada pode plantar uma semente no fundo da matéria subcortical do seu cérebro.

Uma vez plantada, esta semente germinará e começará a crescer, a minúscula raiz trabalhando seu caminho para as áreas de processamento do medo e memória do cérebro como seu pequeno tronco trabalha seu caminho em áreas frontais do cérebro, afetando a emoção e tomada de decisão racional.

Os primeiros sinais de misoginia são pouco perceptíveis, mas com exposição adicional à negligência, abuso, ou falta de tratamento, esta semeadura comportamental vai crescer maior e mais proeminente. Mas mesmo quando a misoginia atinge a maturidade e a tendência para agir com ódio contra as mulheres não pode mais ser controlada, o misógino significado e as mulheres ao seu redor muitas vezes não notarão a condição até que seja tarde demais.

As seguintes características são típicas do misógino:

Ele vai encontrar uma mulher e escolhê-la como seu alvo. As defesas naturais dela podem estar em baixo porque ele é flertador, excitante, divertido e carismático no início.

Com o passar do tempo, ele começa a revelar uma personalidade Jekyll & Hyde. Ele pode mudar rapidamente de irresistível para rude, e de rude de volta para irresistível.

Fará promessas às mulheres e muitas vezes não as cumprirá. Com os homens, por outro lado, ele vai quase sempre manter a sua palavra.

Ele vai chegar atrasado para compromissos e encontros com mulheres, mas ser bastante pontual com os homens.

Seu comportamento para com as mulheres em geral é grandioso, arrogante, controlador e egocêntrico.

Ele é extremamente competitivo, especialmente com as mulheres. Se uma mulher se sai melhor do que ele socialmente ou profissionalmente, ele sente-se mal. Se um homem faz melhor, ele pode ter sentimentos mistos sobre isso, mas ele é capaz de olhar a situação objetivamente.

Ele, sem saber, tratará as mulheres de forma diferente dos homens em ambientes de trabalho e sociais, permitindo aos homens várias liberdades pelas quais ele criticará colegas ou amigos do sexo feminino.

Ele estará preparado (inconscientemente) para usar qualquer coisa dentro de seu poder para fazer as mulheres se sentirem miseráveis. Ele pode exigir sexo ou reter Sexo em seus relacionamentos, fazer piadas sobre as mulheres ou colocá-las em público, “pedir emprestado” suas idéias em contextos profissionais sem dar-lhes crédito, ou pedir dinheiro emprestado sem pagar-lhes de volta.

Num encontro, ele tratará uma mulher do contrário do que ela prefere. Se ela é um estilo antigo senhora que prefere um “gentleman” que segura a porta para ela, ordens para ambos e que paga a refeição, ele vai tratá-la como um de seus amigos do sexo masculino, a ordem para si mesmo, e deixá-la pagar a refeição inteira se ela oferece (e, às vezes, até mesmo se ela não). Se ela é um tipo mais independente que prefere encomendar sua própria refeição e pagar por si mesma, ele vai pedir rudemente para ambos e pagar o cheque enquanto ela vai para a casa de banho.

Sexualmente, ele gosta de controlar as mulheres e dá pouca ou nenhuma atenção ao seu prazer sexual. Os preliminares, se acontecer, são apenas um meio necessário para um fim. Ele gosta de sexo oral, mas só como receptor. As suas posições favoritas permitem-lhe evitar olhar a mulher nos seus olhos.